sexta-feira, 28 de novembro de 2014

App do dia: Nearpod

Nearpod

Hoje o "App do dia" é uma dica de aplicativo feito por desenvolvedores brasileiros (sim, são brasileiros), um dos meus preferidos! Ele é um app de apresentação, totalmente interativo, onde o professor consegue ter total controle sobre a aula. 
Nearpod

Esta plataforma permite que os professores gerenciem conteúdos pelo iPad junto aos alunos. Ele combina apresentação e ferramentas de avaliação em tempo real em uma única solução integrada. Além disso, permite que a gente exporte apresentações já prontas, como um PowerPoint sem precisar elaborar novamente!


É possível realizar chamada (conseguimos ver se o aluno está realmente na aula ou se está em outro aplicativo, pois aparece um simbolo vermelho quando está fora), realizar provas e trabalhos, pesquisas, colocar videos, áudio, fotos, etc! Ele é completo, e o melhor: é FREE, para download na App Store (iOS) e Google Play (Android). Basta fazer uma conta gratuitamente e começar a elaborar suas aulas!


Cada apresentação, na hora de elaborar, é gerada uma senha, e esta, disponibilizamos aos alunos para eles colocarem em seu iPad e terem acesso às atividades. Quem tem o controle é o professor, ele recebe na hora as respostas dos alunos em seu dispositivo. No próprio site, após realizada a atividade, fica registrado um relatório, individual de cada aluno, com o percentual de acertos, participação, respostas de cada um, só é preciso que todos estejam conectados na internet e logados na mesma apresentação! Vale muito a pena conferir esta ferramenta!

Cruzadinhas para 1° ano

Cruzadinhas

Pensei em algum "jogo" de alfabetização bem ilustrativo para as turmas de 1° ano, pois eles gostam de figuras, cores, coisas que chamam a sua atenção. Criei estas cruzadinhas! Essa atividade trabalha várias coisas além da alfabetização, como coordenação motora com o mouse, noção de espaço, orientação, etc. Usei no PowerPoint mesmo, e eles editaram o arquivo, cada um salvando com seu nome. Precisavam arrastar com o mouse as letras até os espaços em branco. Ali coloquei algumas dificuldades que a maioria têm, como "cebola", "navio", "anel", "óculos", "sino", "laço", entre outras, onde eles ficam na dúvida com qual letra se escreve. Os pequenos adoraram, e ficaram competindo entre si, quem terminava primeiro. Segundo eles, cada slide com cor diferente era uma "fase". #ficaadica


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Dica de Atividade!

Atividade de divisão

Pessoal, pra começar, vai uma dica de atividade! Usamos para as turmas no 3° ano, que estavam começando a aprender sobre divisão. Muito simples, criei um PowerPoint com cada uma das atividades abaixo, e os alunos salvaram com seus nomes, cada um em um computador, e ali eles editaram, realizando o que estava sendo proposto, onde tinham que arrastar os elementos. Eles adoraram! Além disso, a prof. responsável pela turma teve a ideia de os próprios alunos criarem uma atividade de divisão, foram atrás das imagens e cada um criou seu "problema" dentro do PowerPoint. Legal né?












Bem vindos ao Blog da Marina

Bem vindos!

Me chamo Marina, tenho 22 anos e trabalho com Tecnologia Educacional em um colégio de Porto Alegre. Curiosa e ligada em novas tecnologias, criei este blog para disponibilizar algumas dicas de atividades e aplicativos de aprendizagem para professores e demais interessados na área da Educação.
Acredito que temos sempre de nos renovar, criar métodos novos, maneiras novas de ensinar. Sabemos que, hoje em dia, as crianças já nascem "touchscreen" inconscientemente, seus dedinhos já vão automaticamente sobre a tela. 
A maior dificuldade em relação às novas tecnologias, é relacionada aos professores. Tudo que é 'novo' assusta, e gera aquela angustia típica dos professores "Já tenho tanta coisa para fazer/corrigir, planejamentos, provas, trabalhos, e ainda tenho que aprender a mexer numa tecnologia nova?" Parece perda de tempo, mas não é! O mesmo aconteceu quando surgiram os computadores, e quando foram inseridos nas escolas, nas aulas de informática. E eu pergunto, alguém se vê sem um computador hoje em dia? Certamente não! 
Trabalho há uns 2 anos com o iPad, da Apple. Aconselho e dou dicas aos professores da Instituição onde trabalho sobre novos aplicativos para os alunos, bem como formas de trabalhar com o dispositivo, e depois que o resultado do uso dá certo, e os alunos perguntam: "Prof. quando será a próxima aula com o iPad?" Tudo vale a pena, e eles se motivam a utilizar de novas formas e cada vez mais se a apropriar do 'novo'! Revistas, jornais, tudo hoje em dia são disponibilizados de uma maneira prática, rápida, fácil ao nosso alcance. Se nos disponibilizarmos a aprender, e nos acostumarmos a utilizar novas ferramentas de uma forma diferente, a aula certamente se torna mais interessante, aos alunos "conectados". Eu acredito numa nova forma de ensino, usando as tecnologias disponíveis hoje! Chamar a atenção do aluno, utilizar as
ferramentas que eles gostam, aprendendo de um jeito mais lúdico, diferente,e não somente pelo quadro negro e o giz!